Trator SAME Explorer

Explorer

Mais potente, eficiente e personalizável.

Amanhã existe outro explorer.

Com mais de 130 mil unidades vendidas desde 1983, o Explorer é de facto um dos tratores SAME mais apreciados. Hoje é proposto com características e uma extensão de gama que o tornam o companheiro de trabalho ideal do agricultor que procura um meio versátil, confortável e fiável, com um desempenho garantido em qualquer circunstância. O novo Explorer está disponível em 8 modelos e 3 versões (LD-MD-HD) que podem ser personalizadas, escolhendo entre duas configurações diferentes. A oferta inclui motorizações de 3 ou 4 cilindros, 3 tipos de sistemas hidráulicos, 3 distâncias entre eixos, transmissões exclusivamente mecânicas de elevadíssima eficiência ou com relações em powershift e ainda muito mais… A nova gama Explorer oferece o máximo em termos de segurança, qualidade, prestações e de redução de custos de gestão.

Vista Geral

Tratores


“A potência é fundamental, mas para mim também são importantes os consumos contidos e baixos custos de serviço.”

Os Explorer estão equipados com a versão mais recente dos FARMotion, uma família de motores concebidos especificamente para a utilização agrícola, com prestações ainda mais elevadas, grande fiabilidade e baixos custos de serviço. Sistema de injeção Common Rail de alta pressão (até 2000 bar) de controlo eletrónico e cilindrada unitária otimizada a 962 cm³ são as suas características peculiares.

Disponíveis com 3 ou 4 cilindros, os FARMotion exaltam de forma excecional os dotes de manobrabilidade e de capacidade de impulso da nova gama Explorer. Na versão HD (110-120), a conformidade do motor com o Stage IV é garantida pelo exclusivo sistema de pós-tratamento dos gases de escape SCR, enquanto que, nas versões MD (90-90.4-100-110) e LD (80-90), o FARMotion está em conformidade com as normas Stage III B, dispondo apenas do catalisador DOC. Nenhum destes sistemas de pós-tratamento exige qualquer regeneração periódica ou manutenção corrente.

motor SAME Explorer

“Quero estar sempre na mudança certa, sem desperdiçar potência inutilmente.”

Quer as transmissões exclusivamente mecânicas da nova gama Explorer quer as que têm Powershift permitem selecionar sempre a velocidade perfeita para cada aplicação.

A caixa de velocidades está disponível com 4 e 5 mudanças e pode ser integrada com os módulos Powershift (Hi-Lo/HML), bem como com mini e superredutor, para oferecer, no mínimo 8FR+8 MA (4 mudanças x 2 gamas) até um máximo de 60FR+60MA (5 mudanças x 3 Powershift x 4 gamas).

Em qualquer caso, as transmissões dos Explorer garantem sempre um rendimento elevado, para poder transmitir às rodas toda a potência necessária com o mínimo desperdício.

Nos Explorer, os diferenciais dianteiro e traseiro, tal como a tração dianteira, são de engate eletro-hidráulico.

transmissão SAME Explorer

“Sempre o máximo da eficiência.”

A gama Explorer dispõe de um sistema hidráulico absolutamente adequado para satisfazer as exigências dos mais variados contextos de trabalho: começa-se com uma bomba de 55 l/min, para chegar à versão ”60ECO”, capaz de fornecer 60 l/min com o motor apenas nas 1600 rpm.

Além disso, para os dois modelos topo de gama, está disponível uma inovadora combinação de bomba dupla de 90 l/min juntamente com distribuidores traseiros de elevado caudal.

A capacidade do elevador traseiro chega a um máximo de 5410 kg e a capacidade do elevador dianteiro é de 2100 kg.

Para trabalhar com a TDF, é fornecido de série o engate eletro-hidráulico modulado e os populares regimes 540/540ECO, bem como opcionalmente os mais modernos 1000 e 1.000ECO e, obviamente, a TDF sincronizada, com veio de saída independente. Além disso, pode solicitar a TDF dianteira de 1000 rpm.

“Os dias de trabalho no trator são, por vezes, são muito longos. Mas trabalhar com o Explorer é sempre agradável!”

A gama Explorer distingue-se igualmente pelo seu estilo inconfundível, sendo também por isso uma referência na sua categoria.

A cabina de 4 pilares garante uma excecional visibilidade para o exterior e foi renovada para oferecer um ambiente ainda mais agradável, funcional e confortável.

O posto de trabalho distingue-se por uma simplicidade de utilização inata, igualmente graças à lógica “color line” dos grupos de funções e elevado conforto operacional. Tudo em perfeita sintonia com a máquina desde as primeiras horas de trabalho.

Em relação às versões anteriores, a cabina está suspensa sobre novos “Hydro Silent-Block”, de modo a melhorar ainda mais o isolamento do habitáculo relativamente ao corpo da máquina, com elevados benefícios em termos de vibrações e ruído.

cabina SAME Explorer

Uma edição limitada, criada para celebrar um trator de incrível versatilidade e polivalência.

Um pacote exclusivo, caracterizado por elementos de design único (tais como a exclusiva carroçaria cinzenta e vermelha, as jantes vermelhas, o sticker da bandeira italiana no capot do motor), acompanhados por práticos acessórios no interior da cabina (incluindo um suporte para smartphone, porta-garrafas e rádio Bluetooth com USB e leitor de MP3).

80 LD 90 LD 90 MD 90.4 MD 100 MD 110 MD 110 HD 120 HD
Motor
Motor FARMotion Stage IIIB / Stage IV – 3 e 4 cilindros
Cilindros/Cilindrada 3/2.887 3/2.887 3/2.887 4/3.849 4/3.849 4/3.849 4/3.849 4/3.849
Injecção Common Rail a 2000 bar
Potência em regime nominal 55,4/75 kW/cv
Regime nominal 2.200 rpm
Potência máxima 55,4/75 kW/cv 65/88 kW/cv 65/88 kW/cv 65/88 kW/cv 75/102 kW/cv 83/113 kW/cv 78/106 kW/cv 85/116 kW/cv
Resfriamento Intercooler
Filtro de ar opc
Binário máximo 342 Nm 354 Nm 354 Nm 354 Nm 408 Nm 435 Nm 424 Nm 462 Nm
Ampliação de binário 42% 32% 32% 32% 32% 28% 32% 32%
Capacidade do depósito de combustível 130 l 130 l 130 l 130 l 130 l 130 l 145 l 145 l
Transmissão
Transmissão LS / GS
Inversor Mecânico (LS) / Powershuttle (GS)
N.° de velocidades 4/5 mudanças
Travões e direcção
Tipo Múltiplos discos em banho de óleo
Travagem nas 4 rodas em ambos os modelos 2WD/4WD
Travão de estacionamento Mecânico (std) / Hidráulico (opc)
Travagem do reboque Pneumático ou hidráulico
Condução hidrostática com bomba independente std
Condução hidrostática com bomba de acção dupla independente (SDD) opcional para todos os modelos
Sistema hidráulico
Elevador traseiro Mecânico (std) / Controlado eletronicamente (opc)
Capacidade do elevador traseiro 4525 4525 4525 4525 4525 4525 4855 5410
Débito da bomba 56 l/min (std)
Distribuidores hidráulicos 2 / 4 / 6 / 6+2 lados
Elevador dianteiro opc
TDF
Velocidade de TDF dianteira 1000 rpm (Opc)
Velocidade 540 / 540ECO / 1000 / 1000ECO – TDF SINCRONIZADA
Engrenagem TDF Eletrohidraulicamente
Cabina
Cabina Cabina de 4 pilares com um tejadilho de alta visibilidade (como opção)
Ar condicionado Opc
Suspensão Banco suspenso mecânico (std) ou pneumático (opc)
Pneus
Pneus traseiros LD: 16.9 R30″ / MD: 16.9 R34″ / HD: 18.4 R34″ (110) 16.9 R38″ (120)
Dimensões e pesos
Distância entre eixos 4W LD: 2300 mm / MD:2350 mm (3 cil.) 2400 mm (4 cil.) / HD: 2400 mm 2WD LD-90: 2255 MD-100: 2360
Peso 3600 Kg 3620 Kg 3800 Kg 3920 Kg 3920 Kg 3920 Kg 4220 Kg 4320 Kg
Comprimento LD: 4100 mm; MD-90: 4100 mm; MD-90.4: 4235 mm; MD-100-110: 4260 mm HD: 4265 mm
Carga máxima útil LD: 5800 kg; MD: 6200 kg; HD-110: 7000 / HD-120 -7500 kg

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