Vencedor pro natureza.
O SAME Dorado Natural equipado com motor FARMotion 35, é a máquina mais versátil do mercado no seu segmento. Perfeito tanto para os trabalhos em campo aberto, como para funcionar em espaços estreitos, como estábulos.
Graças a soluções tecnológicas eficazes, ao conforto de nível superior e a uma ampla variedade de configurações, é o trunfo que ajuda a ganhar todos os jogos!
Vista Geral
Tratores
Um motor vocacionado para a agricultura. A diferença em relação aos outros nota-se na utilização diária!
A gama Dorado Natural utiliza os avançados motores FARMotion 35 de 3 cilindros, com potências de 66 a 102 CV. Trata-se de motores compactos, fiáveis, eficientes que exigem uma manutenção mínima.
A injeção Common Rail de 2.000 bar máximos de pressão e o turbocompressor com Intercooler garantem um elevado desempenho, uma distribuição da potência quase constante para um amplo intervalo de regime de rotação, binário elevado mesmo a baixas rotações e baixo consumo.
Graças à recirculação externa de gases de escape EGR controlados eletronicamente juntamente com um DOC+DPF (modelos 70-80) ou DOC+DPF+SCR (modelos 90-100), os motores FARMotion 35 cumprem os regulamentos de controlo sobre as emissões Stage V.

Com o Dorado Natural dá sempre o passo certo em campo.
Para exaltar a versatilidade, eficiência e praticidade de utilização, o Dorado Natural prevê duas configurações de transmissão.
A standard baseia-se em 5 velocidades para 3 gamas com inversor (portanto, com uma combinação 15+15) que, com a relação mais baixa e o motor no regime máximo, permite trabalhar a apenas 298 m/h, enquanto que com o Overspeed, é possível circular a 40 km/h com o motor a apenas 1.800 rpm (com pneus de 420/70 R30).
Opcionalmente, é possível dispor de um splitter que, através de uma prática alavanca colocada sob o volante, duplica as velocidades de avanço, para um total de 30+15 relações.
Além disso, a gama Dorado Natural, também prevê, de série, o engate eletro-hidráulico da tração dianteira e o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

Tudo o que precisa e muito mais.
Para uma utilização mais rentável dos equipamentos, a linha Dorado Natural está equipada com uma bomba de 56 l/min que, além do elevador, alimenta os distribuidores traseiros de 6 vias de controlo mecânico.
Para garantir a máxima fluidez de condução, mesmo com o motor em marcha lenta, o circuito de direção está equipado com uma bomba independente de 20 l/min.
O elevador traseiro, com a excelente eficiência típica de uma unidade controlada mecanicamente SAME, tem uma capacidade máxima de 3.500 kg.
Além disso, está agora disponível o controlo EasyLift que permite levantar e baixar as alfaias utilizando um único botão na consola.
A TDF oferece até 3 velocidades (540/540 ECO/1000) e função sincronizada. O engate da embraiagem da TDF é mecânico, acionado por uma alavanca de engate modulável.

Um conforto de nível superior.
Foi levado a cabo um estudo minucioso na gama Dorado Natural, que permitiu desenvolver uma cabina confortável e ergonómica, caraterizada por uma ampla visibilidade, com um banco do operador com suspensão mecânica regulável (ou pneumática, opcionalmente) que se adapta eficazmente ao peso do condutor e comandos estrategicamente colocados.
O novo visor analógico/digital segue a coluna de direção em todo o arco de inclinação possível, para garantir a máxima visibilidade dos principais parâmetros funcionais da máquina.
Além disso, está também disponível um tejadilho panorâmico que melhora a visibilidade para cima, em benefício da segurança operacional na gestão de cargas suspensas.

70 | 80 | 90 | 100 | ||
Dorado Natural | Dorado Natural | Dorado Natural | Dorado Natural | ||
Motor | |||||
Motor | FARMotion 35 Stage V | ||||
Cilindros/Cilindrada | 3/2887n.º/cc | 3/2887n.º/cc | 3/2887n.º/cc | 3/2887n.º/cc | |
Injecção | Common Rail @ 2000 bar / Turbo intercooler | ||||
Potência em regime nominal | 48/65 kW/CV | 55,2/75 kW/CV | 63,5/86 kW/CV | 71,1/97 kW/CV | |
Regime nominal | 2.200 RPM | ||||
Potência máxima | 48,9/66 kW/CV | 55,8/76kW/CV | 67/91 kW/CV | 75/102 kW/CV | |
Regime de potência máxima | 2.200 RPM | ||||
Binário máximo | 297 | 341 | 372 | 417 | |
Ampliação de binário | 16% | 28% | 35% | 35% | |
Capacidade do depósito de combustível | 90 l | 90 l | 90 l (+12 l AdBlue) | 90 l (+12 l AdBlue) | |
Transmissão | |||||
Transmissão | SDF | ||||
Inversor | mecânico | ||||
N.° de velocidades | 5 (15+15 std) / 5 (30+15 opc) com redutor | ||||
Velocidade máxima | 40 km/h ECO | ||||
BLOCO DIF. e 4WD Electro-hidráulico | std | ||||
Travões e direcção | |||||
Travagem nas 4 rodas | std | ||||
Travagem do reboque | hidráulico (opc.) | ||||
Raio de viragem | 55° | ||||
Sistema hidráulico | |||||
Elevador traseiro | Mecânico (std) / EasyLift (opt) | ||||
Capacidade do elevador traseiro | 2500 (STD) / 3500 (OPC) kg | ||||
Débito da bomba | 48 l/min (std) / 56 l/min (opc) | ||||
Distribuidores hidráulicos | 2 (std) / 3 (opc) | ||||
Comando de distribuidores | Mecânico | ||||
TDF | |||||
Velocidade de TDF dianteira | 540-540ECO / 540-540ECO-1000 | ||||
Embraiagem TDF | Mecânico | ||||
Velocidade | opc | ||||
Engrenagem TDF | Mecânico | ||||
Cabina | |||||
Cabina | Cabina de 4 pilares com um tejadilho de alta visibilidade (como opção) | ||||
Ar condicionado | opc. | ||||
Suspensão | mecânico ou pneumático | ||||
Pneus | |||||
Pneus dianteiros | 280/85 R20″ | ||||
Pneus traseiros | 380/85 R28″ | ||||
Dimensões e pesos | |||||
Distância entre eixos | 2100 mm | ||||
Peso | 3250 kg | 3250 kg | 3350 kg | 3350 kg | |
Largura min.- máx. | 1882 mm | ||||
Comprimento | 3890 mm | ||||
Altura da cabina | 2520 mm | ||||
Carga máxima útil | 5200 kg | ||||
Distância ao solo | 335 | 360 | 360 | 360 |