Os novos Lamborghini Spire S/V recebeu roupagem totalmente nova e reafirmam-se como máquinas especializadas capazes de crescer em termos de configurabilidade, conforto e especificações em relação à geração anterior.
Os novos motores Stage V, que equipam o Spire S/V, não só adequaram as emissões aos limites impostos pelas regulamentações mais rigorosas, como aumentaram o desempenho mantendo as mesmas dimensões externas do trator.
Vista Geral
Tratores
Linhas refinadas que fazem a diferença.
O design do Lamborghini Spire S/V é refinado, pessoal e em linha com o estilo dos tratores Lamborghini maiores.
Mas o requinte das linhas, que distingue os novos Lamborghini especializados de todos os seus concorrentes, perderia valor se não fosse combinado com a funcionalidade de um projeto que busca constantemente a máxima funcionalidade das próprias linhas, para uma visibilidade superior e, ao mesmo tempo, para a melhor manobrabilidade sem o risco de impacto contra a vegetação, danificando-a.
FARMotion: potência compacta e baixas emissões.
Os Lamborghini Spire S/V são equipados com os modernos motores FARMotion, disponíveis em versões de 3 ou 4 cilindros.
O FARMotion 35 (3 cilindros) permite as dimensões compactas do trator, graças às dimensões da distância entre eixos que estão entre as mais curtas da sua categoria.
O FARMotion 45 (4 cilindros), por outro lado, distingue-se pela cilindrada mais generosa da categoria, mesmo garantindo a máxima compactação para poder ser alojado num capot estreito e inclinado, caraterística fundamental para um veículo agrícola que tem de trabalhar no “estreito” durante toda a sua carreira.
A atualização para Stage V não afetou o desempenho que, na realidade, aumentou em comparação com a atualização anterior.
Caixas de velocidades mecânicas e powershift para a máxima flexibilidade.
Caraterizadas por uma excelente versatilidade e pela máxima eficiência, as transmissões dos Spire S/V são fruto da longa e profunda experiência da empresa no sector dos tratores especializados.
As transmissões são disponíveis de 4 ou 5 mudanças: Para além do super-redutor, disponível de série, é possível acrescentar 2 ou 3 relações Powershift e o inversor eletro-hidráulico sob carga.
Começa-se com a combinação base de tipo exclusivamente mecânico com 12+12 relações, podendo chegar à configuração mais completa com 3 gamas Powershift de 45 velocidades para frente e em marcha-atrás.
A configurabilidade das velocidades da TDF também é ampla: de duas ou três velocidades (540/540ECO/1.000) e com a possibilidade de ter o modo sincronizado com o movimento das rodas.
Distribuidores ventrais em configuração inédita.
O sistema hidráulico dos Lamborghini Spire S/V baseia-se num esquema de bomba simples ou dupla em tandem com caudal de 48 até 64 l/min, para diversas escolhas consoante as exigências da tarefa.
Em qualquer caso, o fluxo hidráulico dedicado ao volante utiliza um circuito hidráulico independente alimentado por uma bomba dedicada. Configurabilidade máxima também em relação ao número e posição dos distribuidores, até 3 na traseira, para um total de 6 vias, com regulador de fluxo, e até outras 6 vias em posição ventral.
É possível escolher entre comandos de alavancas únicas ou uma alavanca em cruz que permite controlar dois distribuidores simultaneamente.
O elevador traseiro, de controle eletrónico, tem uma capacidade de 2.600 kg. Sempre disponível o sistema de amortecimento das vibrações no elevador dianteiro, e, a pedido, está disponível o elevador dianteiro de 1500 kg, juntamente com a TDF dianteira de 1000 rpm.
Cabina: entre estilo e proteção máxima para o operador.
A cabina de 4 pilares ganha um piso completamente plano sem um túnel central, para a máxima facilidade de acesso e permanência na cabina: os pedais são posicionados com cuidado e atenção, tendo em conta os princípios ergonómicos mais avançados, também expressos na nova coluna de direção com inclinação multirregulável e extensão variável.
A cabina dos Spire S/V é dotada de suspensão no 4 hydro silent block para proporcionar o isolamento máximo das vibrações e ruídos e é disponível também um sistema de filtração de categoria 4 para proteger o durante o tratamento com produtos fitossanitários.
A grande área envidraçada, destacada também pelo para-brisas alongado para cima, garante uma ótima visibilidade em todas as direções.
90 | 95 | 100 | 105 | 115 | |
Potência máxima (CV/kW) | 67/91 | 70/95 | 75/102 | 78/106 | 85/116 |
Potência homologada (2000/25/EC) em regime nominal (CV/kW) | 63.5/86 | 66.4/90 | 71.1/97 | 74/101 | 80.6/110 |
Binário máximo (Nm) | 372 | 389 | 417 | 433 | 472 |
Cilindros / Cilindrada (n.°/cc) | 3/2887 | 4/3849 | 3/2887 | 4/3849 | 4/3849 |
Capacidade de elevação (kg) | 2600 | ||||
Largura mínima (mm) | 1166 (Spire V) – 1269 (Spire S) | ||||
Peso com cabina (kg) | 3290 – 3880 |